top of page

Qual a idade certa para ir ao Geriatra?

  • Foto do escritor: Equipe Confiarte
    Equipe Confiarte
  • 6 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2018


ree

Essa pergunta frequentemente passa pela cabeça de filhos e pessoas que cuidam de pessoas acima de 60 anos. A partir de qual idade devemos buscar uma consulta com um especialista em envelhecimento?


O envelhecimento é um processo natural da vida e deve ser encarado com seriedade. O estilo de vida, a alimentação e o cuidado com a saúde são essenciais para definir como será seu envelhecimento. Cada um de nós deve escolher de que forma quer envelhecer. Cuidar da saúde hoje reflete na forma como estaremos em nossa senilidade.


O surgimento de doenças em alguns casos é inevitável. Receitas com diversos medicamentos muitas vezes tornam-se um risco aos idosos. A interação entre os mesmos deve ser sempre avaliada para se excluir medicamentos que, mesmo indicados, pioram a qualidade de vida ao idoso.


O Geriatra tem um papel essencial na avaliação e acompanhamento do idoso. O primeiro passo, ao contrário que muitos pensam, não é definir a idade, mas a fragilidade do idoso.


Para a definição da fragilidade do idoso foi criado um questionário utilizado mundialmente para a classificação do idoso: IVCF-20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional). Este índice validado por pesquisadores da UFMG, classifica a fragilidade do idoso entre 1 e 10. Entre os critérios relevantes para a classificação estão a auto-percepção do idoso sobre sua saúde, capacidade de realizar atividades da vida diária, nível de cognição, humor, mobilidade e comunicação.


ree

Através desta Escala visual de fragilidade avaliamos o quão mais frágil ou quão mais vitalidade tem o idoso, sendo a nota 1 dada ao idoso com o máximo de vitalidade e nota 10 dada ao idoso mais frágil. Não é infrequente termos um idoso com 60 anos com notas 9 ou 10 (Muito frágil) e por outro lado termos um idoso de 80 anos com notas 2 ou 3 ( Boa vitalidade). Portanto não é a idade que define a indicação de encaminhamento do idoso ao geriatra, mas o índice de vulnerabilidade. Idosos com índices maiores que 6, em que a fragilidade supera a vitalidade, devem ser avaliados e acompanhados pode Geriatras.


Acesse o Link do Hospital das Clínicas da UFMG e faça o IVCF do idoso que você conhece on-line: http://ge.medlogic.com.br/Intranet/InterfaceWeb/New?pno=146&uno=116

ree

Lembre-se !

A velhice não deve ser considerada uma doença, tampouco é causa de perda de memória ou dificuldades para caminhar. Estes problemas “não são normais da idade” e devem ser prontamente identificados e tratados adequadamente.


Equipe Confiarte

 
 
 

Comentários


bottom of page